segunda-feira, 8 de junho de 2015

#Resenha: A Seleção, Kiera Cass (Série A Seleção #1)

Não sei bem como começar essa resenha, como disse, é um livro tão lindo, encantador, que eu não sei nem o que falar... kkkk

Tudo começa quando a minha querida protagonista (e também uma personificação da minha pessoa, veja bem!), America Singer, recebe uma carta, a qual é convidada a inscrever-se para participar dA Seleção.

A Seleção é o seguinte: Quando o príncipe completa dezenove anos, ele tem de escolher uma plebeia para ser sua esposa, já que ao seu niver de vinte anos, ele passa a assumir o trono, e o rei, se aposenta. São escolhidas (das inscritas de cada província do país) 35 garotas entres 16 e 20 anos para irem morar no palácio, conviver com a família real e seus empregados fofuxos e tentar (a todo custo) conquistar o coração do príncipe!

Como é um livro distópico, há algumas características muito chamativas para o lado político. O país, ou principado né, chama-se Illéa, que na verdade é os Estados Unidos, que depois de cinco (ai Jesus!!!!!!) guerras mundiais, tornou-se uma monarquia, mudou de nome, e entre outras coisas.

Há também 8 castas, embora as pessoas vivam juntas (quero dizer, nas mesmas cities e tal, não há divisão como o apartheid, por exemplo). São elas:
Casta 1: A nobreza e o Clero.
Casta 2: Celebridades, modelos, atletas profissionais, políticos, atores e oficiais.
Casta 3: A elite, educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.
Casta 4: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.
Casta 5: Artistas, músicos, fotógrafos e dançarinos.
Casta 6: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
Casta 7: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.
Casta 8: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos e bastardos.
"- Muito bem. Estava pensando que podíamos ter um sinal ou um jeito de dizer que precisamos conversar sem que os outros notem. Talvez coçar o nariz? - ele propôs, e começou a esfregar a região acima dos lábios.- Assim vai parecer que seu nariz está entupido. Não é atraente." - Maxon combinando com America sobre um meio de comunicação entre eles kkkkkk
Assim inicia o livro: America recebe a carta de inscrição, porém, ela não quer de maneira alguma inscrever-se (afinal, ela já tem um namorado!), mas sua mãe a obriga, suborna, implora kkk a se inscrever e ela acaba concordando!

A America não gosta do príncipe, acha-o super superficial, e também está perdidamente apaixonada pelo 6, Aspen, um jovem muito trabalhador e que muitas vezes deixa de comer (o pouco que tem) para dar a seus irmãos mais novos. Só que eles namoram escondidos! 

A família Singer nem sonha com esse romance, e a entrada de America para o palácio é a maior oportunidade da família poder mudar de vida, o que faz a protagonista tentar a sorte de ser uma das selecionadas. E ela é!

Parece até um pesadelo, mas America chega ao palácio, e logo de início faz amizade com a engraçadíssima Marlee, com a reservada Ashley e é esnobada por umas par delas! (As outras já a invejam na cara). America é ruiva, tem olhos azuis e 17 anos, o que chama a atenção de todos, principalmente, do príncipe, Maxon Calix Schreave (meeeeu Deus, me abana, que homem!!!!!)!
"- Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tenha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás. O palácio seria meu refúgio. Jamais pensaria nele ou diria seu nome outra vez. Ele não tinha autorização para me acompanhar até lá. Era minha regra para essa pequena aventura." - America sobre sua derradeira paixão por Aspen
Então começa A Seleção, America faz amizade com o príncipe, revela coisas importantíssima de sua vida à ele, e se perde em suas próprias dúvidas entre receber o amor de Maxon e o antigo amor por Aspen!

Maxon, é a coisa mais fofa desse mundão! Ele é bonito (pelo que é descrito, embora seja loiro, e eu não sou muito chegada, mas vai lá!), inteligente, romântico, fofuxão, protetor, amoroso, engraçado, cavalheiro, aiiii é tãooooo maravilhoso!!!! Não sei porque não aparece um desse na minha vida! Nem precisa ser príncipe (por fora kkk), nem precisar ser rico; só precisa ser meigo, sincero, trabalhador, de bom coração como o Maxon! 
"- Se o assunto fosse simples, já teria eliminado todas as outras. Sei o que sinto por você. Talvez seja impulsivo da minha parte ter tanta certeza, mas estou certo de que seria feliz com você." - Maxon para America
O Aspen também é uma ótima pessoa. Trabalhador, respeitável, gentil, inteligente. Ele se tornará guarda do palácio, e tentará fazer com que a America volte para ele. É isso que me irrita. Ele coloca as suas vidas em risco, mesmo sabendo das dúvidas e dos problemas que America enfrenta.

Já a America, é muitoooooooooooooo parecida comigo! Não to falando isso porque o povo (povo leitor, tá?!) gosta dela, não. É porque somos muito parecidas mesmo. Ela é muito sincera, ao extremo até. Luta por aquilo que acredita. É hiper indecisa (super eu, gente!), é alegre, amiga, carinhosa, inteligente, tem uma garra espetacular e tem um carisma, uma coisa que é demais! Ela consegue ajudar as pessoas, sendo simplesmente ela mesma. Simples, humilde, desbocada kkkk e impulsiva demais!!!!
Por ser tãoooooo impulsiva ela vai cometer algumas coisas ao longa da trilogia que deixa a gente de cabelo em pé. Dá um nervoso, uma coisa. Sim, tem coisas que ela não precisava ter feito. Mas mesmo assim o livro é lindo!

Ela se apaixona pelo Maxon logo que o conhece. No entanto, ela não consegue entender o que sente. Como ela amava muito o Aspen, ela não sabe reconhecer e admitir que está esquecendo-o. E por isso, ela deixa o Maxon no maior sofrimento e desespero pros leitores! Enquanto isso, acontece diversas coisas, altos e baixos que tentam separá-los, a concorrência é grande e da pesada!

A família da Meri é bem legal! Ela tem quatro irmãos, o Kota, um chatão arrogante, a Kenna, que está casada e grávida, e é legalzinha, a May, uma fooooofa, linda e superdivertida e amigona, e o Gerad, que sonha em ser jogador de futebol ou algo do gênero, mas não pode pois eles têm de seguir sua casta.  :(

O rei Clarkson é bundão (como vocês podem ver, ainda não parei com os palavrões kkkkkk), um corrupto! A rainha Amberly é legal, mas muito submissa (eu acho!), e as meninas dA Seleção, são mais ou menos, têm umas que só querem a coroa, têm outras que não tão nem aí pra nada, e têm (pouquíssimas) que estão querendo (pegar) casar com o prínspo! kkkkkk

Minha resenha tá GIGANTA né??? kkkk É que eu amooooooo muitooooooo essa série!!!
Se bem que o #4 A Herdeira, me decepcionou totalmente, mas falaremos dele muito em breve...

Beijos irados, e leiam!!!
Ana

3 comentários:

  1. até tu brutos meu filho...
    lendo a seleção eim!
    bah eu nao sou mto desses livros de distopia não...
    mas gostei da resenha... mô beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Não gosto de distopia com romance não. Para mim, a distopia precisa ser mais política ou com mais ação (tipo tiro, porrada e bomba). Então essa não me atrai de jeito nenhum. haha
    Mas fico feliz que você tenha gostado. E melhor ainda é quando nos identificamos com os personagens.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. #Miga, já li e reli!!! kkkkk Esses livros são muitooooo amooooor!! Vc tem que ler, bem que for só os continhos, rsrsrsrs

    #Desbravadores M&N, aiiiii sabe que tenho medo dessas distopias mais políticas com pancadaria e zumbis?!!! MORRO DE MEDO, filhos.... Não li nenhum até agora, comecei vários e parei kkk e não voltarei a eles... kkkkkk
    Mas admiro seu gosto, acho que são temaas superinteressantes, e valem a pena ser lidos, SIM! Eu que sou muito c^ mesmo! kkkkkkkkkk

    Aiii o príncipe Maxon é o príncipe que eu pedi a Deus!!! kkkkk e me identifiquei demais com a Meri, então é um dos better books kkkkk

    bjooos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.