terça-feira, 25 de agosto de 2015

#Resenha: O Desafio de Ferro, Holly Black e Cassandra Clare (Série Magisterium #1)

É isso aí, minha gente!
Última resenha de hoje!
Gostaram???
Essa foi uma leitura bem diferente para mim, confiram:
O Desafio de Ferro é o primeiro livro da série de 5 volumes - Magisterium, escrita por Holly Black e Cassandra Clare. O primeiro livro foi lançado pela Editora Novo Conceito - selo #irado, ano passado e segundo o site Magisterium, o segundo livro será lançado em setembro deste ano, pela Editora Galera Record e se chamará A Manopla de Cobre - em tradução literal (The Copper Gauntlet).

Antes de ler o livro, já tinha me interessado bastante por ser um trio de adolescentes estudando numa escola mágica (até me chamou mais atenção, quando li algumas resenhas apontando semelhanças com Harry Potter), e também pelas autoras, pois ainda não tinha lido nada delas, e são tão bem faladas e muito lidas, que fiquei curiosa e ansiosa para lê-lo.

Não me decepcionou, mas confesso que deixou a desejar sim. Pois a escrita ficou parada e bem travada em algumas partes, além de algumas páginas que poderiam ter sido enxugadas.
Não sei se foi erro de tradução, porque não o li no original, só sei que isto me incomodou um pouco.

Em suma é um livro muito legal e divertido, pois os personagens são bem diferentes dos quais estou acostumada. O protagonista Callum Hunt, mais conhecido apenas como Call, é bem mal humorado e nervoso, meio traumatizado. Sua mãe morreu na grande guerra que houve entre os magos e os seres das trevas, e não se sabe como, ele sobreviveu, e foi encontrado pelo pai, com a perna praticamente dilacerada e uma mensagem num tipo de adaga que sua mãe usava como arma - mandando matá-lo.

À princípio, imaginei que a mãe deixa essa mensagem porque prefere ver o filho morto, ao invés de sofrendo horrores naquela guerra. Porém, só no final descobrimos o verdadeiro porque de tudo aquilo. Da mensagem gravada no gelo que encobria a faca, e do comportamento do pai.

Alastair Hunt, o pai de Call, o protege demais. É meio caladão e distante do filho, e ao mesmo tempo, protetor e cuidadoso. Você percebe que ele ama o filho, tanto é que induz o menino a fazer tudo errado no Desafio de Ferro, para não ser aprovado e não ter de entrar para a "escola", o Magisterium, onde as crianças ficam por 5 anos aprendendo a controlar a magia que há dentro delas.

Mesmo cometendo erros graves na grande prova para a escolha dos estudantes, Call é aprovado pelo maior mestre (Rufus) e começa a estudar no Magisterium, vai para o primeiro ano - o Ano de Ferro, juntamente com o meigo e inteligente Aaron e a esnobe e espeta Tamara.

Bem, o livro é calmo até demais para o meu gosto, eles vão aprendendo a controlar a magia aos poucos, e as partes mais legais é quando há explicações sobre os seres do mau, os dominados pelo caos.
"Essa certeza fez com que um estranho calor cintilasse no estômago de Call. Ele nunca tivera amigos que guardassem seus segredos."
Call é bem chatinho e no começo arruma briga por tudo só porque quer ir embora, o que achei perda de tempo, podia ter aproveitado mais!!! kkk

Com o passar das semanas ele fica amigo de Tamara, Aaron, Célia e alguns outros. 

O final me pegou desprevenida, nunca que eu poderia imaginar aquilo!!! Tem a ver com a mensagem deixada na adaga + o comportamento do Call e de seu pai. Tudo vai se encaixando, porém, aí o livro acaba e fiquei pulando de curiosidade para ler logo essa continuação! Geeeente, que desespero me deu! E que legal!!! Ameeeeeei!!! O livro foi paradão em muiitaaaas partes, só que esse final compensou, porque é bem diferente das séries fantásticas que li!

A capa do livro é muito bonita, a diagramação também está ótima e as letras são grandes, maiores que o habitual.
"Dando um passo à frente, ele respirou fundo, abaixou a cabeça, e atravessou o Portal do Controle. Ele pode sentir a magia, pura e poderosa."
Vale a pena ler, é mais pra descontrair, é um livro despretensioso, embora não deixa de ser divertido e bacana de ler. E tem uma pegada instigante! Creio que o segundo estará melhor, com mais explicações e tal.
To louca para ler kkkkkk

Quem já leu, pleaseeee, me conta o que achou!!
O que vocês acharam daquele final???

Beijos!
Volto com resenha na quinta!!
Ana M.

2 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Bom saber que, apesar de ser menos ágil e ter algumas semelhanças com outras obras, o livro te surpreendeu. Pretendo ler, só que futuramente. Não estou podendo ficar agoniado esperando novo livro não. haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muito bom para descontrair, espero que os próximos volumes, sejam ainda melhores!! =)
      Aiiin te entendo, to louca de ansiedade, e não lançam logo :( rs
      bjos

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.