segunda-feira, 21 de setembro de 2015

#Resenha: A Escrava Isaura, Bernardo Guimarães

E aí gente, tudo bem??
Resenha fofinha de hoje ;)
Aquele livro dos tempos de escola...
Essa é com certeza uma das histórias mais conhecidas da literatura e televisão brasileira. Uma história de amor e muito sofrimento. Preconceito infindável, mas que destruiu milhares de vidas pelo mundo.
Esse livro mostra só um pouquinho de tudo de ruim que os escravos sofreram :(

Isaura é filha da escrava Juliana (que morreu no parto) e do feitor português, Miguel. Não recebe a alforria mesmo sendo branca como o pai, porém é muito bem tratada pela sua sinhá, que a ama e cuida dela como se fosse sua filha. Esta que ao morrer, deixa o desejo de liberdade para Isaura a fim de ser realizado por seu marido ou seu filho Leôncio.

O marido morre logo no início da trama, e Leôncio, recém casado com a bela e rica, Malvina, detesta só ter de imaginar libertar Isaura, afinal, ele é loucamente (literalmente) apaixonado por ela há muito. 

Isaura continua a trabalhar na casa, mas quando Henrique irmão de Malvina, chega de visita e de cara também "se apaixona" por ela, Leôncio surta de ciúmes e conta para o cunhado que ela é dele, e é ele que fará o que bem entender com ela. Henrique obviamente conta tudo à irmã, que expulsa Isaura de casa.

Isaura fica presa na senzala com os outros escravos, só que amarrada e tendo de aturar o nojento do Leôncio querendo ter um caso com ela a força. Seu pai consegue por milagre fugir com ela para Fortaleza, e assim, a nossa heroína conquista um pouco de paz.

Em Fortaleza, sem que ninguém saiba que fora escrava, Isaura passa a frequentar os salões e fica noiva de seu grande amor, Álvaro. Um casalzinho lindo e fofo, que me fez suspirar, rsrs
"- Levanta-te, mulher generosa e sublime! - disse Álvaro, estendendo-lhe as mãos para levantar-se. - Levanta-te, Isaura; não é a meus pés, mas sim em meus braços, aqui bem perto do coração, que te deves lançar, pois a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mão de esposo!..." - Não falei que são fofos?! rsrsrs
Mas como sempre tem um capeta pra atormentar, muitaaaaaa coisa acontece e Leôncio bota as mãos em Isaura novamente. É um tormento! Álvaro, Miguel e a própria Isaura, precisarão de muita coragem para serem livres do perturbado Leôncio e da escravidão.
"- Escrava! - exclamou Álvaro, cada vez mais exaltado. - Isso não passa de um nome em vão, que nada exprime, ou exprime uma mentira. Pureza de anjo, formosura de fada, eia a realidade! Pode um homem ou a sociedade inteira contrariar as vistas do Criador e transformar em uma vil escrava o anjo que sobre a Terra caiu das mãos de Deus?...".
Amo livros antigos brasileiros, e esse é um de meus preferidos. Muito lindo e angustiante, você não consegue parar até chegar ao fim. De uma escrita sublime e encantadora, é uma história que arrebatará seu coração! 

Em breve, trarei a resenha do Encarnação de José de Alencar, outro aflitivo!! rsrs  Aguardem!!!
"- A escravidão em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a tolera e protege. Por minha parte, nenhum motivo enxergo para levar a esse ponto o respeito por um preconceito absurdo, resultante de um abuso, que nos desonra aos olhos do mundo civilizado. Sirva ele ao menos de um protesto enérgico e solene contra uma bárbara e vergonhosa instituição."
E aí, quem já leu?? O que achou??
Pretende ler?
Deixe seu comentário!!

Beijocas,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.