domingo, 17 de abril de 2016

#Resenha #50: Como Lidar com a Sogra, Gary Chapman

Oii galereee, tudo certo??
Bora pra mais uma resenha =)


Como Lidar com a Sogra é o segundo livro de Gary Chapman que li, o primeiro foi As Cinco Linguagens do Perdão, e mais uma vez curti muito seu livro.

Este é bem curtinho, pode ser lido em uma hora, e fala abertamente sobre o como é incômodo sogras, noras, parentes e afins que se intrometem ou agem de uma maneira que nos incomodam, e como evitar danos sérios, brigas e constrangimentos em nosso casamento.

Por exemplo, a sua sogra compra muitas roupas para você, e você não só acha um desperdício de dinheiro, como também uma afronta, como se ela estivesse criticando seu modo de se vestir. Daí o dr. Chapman, de um jeito bem tranquilo ensina como podemos conversar com clareza, expor nossos sentimentos e vontades, compreendendo porque nossa sogra, genro, tia, avó, age daquela maneira que nos incomoda. Além de o entendermos, também podemos agir juntos, unidos de uma forma agradando a todos.

A sogra que gastava muito dando roupas novas para a nora, com o intuito de agrada-la, por exemplo, pode juntamente com a nora doar roupas para a caridade, guardar dinheiro para projetos que beneficiarão a ambos no futuro, investir em váriaaas coisas legais, sem ofender uma a outra. Mantendo um equilibrio no relacionamento de ambos e agindo mais, exercendo funções novas e agradáveis juntas.

O livro é bem curtinho e não tem mistério, é basicamente isso que o autor ensina: diálogo aberto sempre!
Falar com calma, carinho e respeito. Ouvir e ser ouvido, muda tudo. Criar acordos também funciona muito, por exemplo: os avós chegam tarde da noite atrapalhando a rotina do casal para verem os netos, e não gostam de não serem atendidos, não compreendendo o quanto estão exagerando e constrangindo a família.
Solução: conversar e estabelecer horários e dias padrões para visitas, afinal os pais, as crianças, etc., tem afazeres domésticos, escolares, tempo para recreação e descanso, enfim.

Um relacionamento NÃO é feito de acordos como num negócio. Mas sim, de acordos relativos com a dinâmica de cada um, com o tempo, a personalidade, a rotina, e a outra parte precisa entender e respeitar para não só ter um bom convívio, como também, para estabelecer uma família de amor, gratidão, respeito e união, mutuamente.
Ajustando horários, personalidades, preferências e afins.

Gostei muito desse livro, me fez aprender como agir educadamente em várias circunstâncias, sem criar brigas ou comentários indesejados. Da para manter um bom relacionamento com educação, respeito e paciência. Sempre!

Tomara que gostem e coloquem em práticas as dicas!

Leia também de Gary Chapman a resenha de As Cinco Linguagens do Perdão (AQUI).

Beijos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.