domingo, 24 de abril de 2016

#Resenha: Proibido, Tabitha Suzuma

Oii gente, tudo bem?
A resenha de hoje é de um livro que anda dando muito o que falar e que tocou e machucou meu <3
Confira:


Proibido é um livro extremamente tocando e doloroso. É difícil lê-lo, afinal ficamos angustiados e incertos sobre o que pensar e apoiar.

Lochan tem 17 anos e sua irmã Maya, tem 16. Eles têm três irmãos mais novos, Kit, 12, Tiffin, 7 e Willa, 5.
Seu pai os abandonou para morar com outra mulher há alguns anos, e sua mãe, uma nojenta, vagabunda, aiii que ódio dela, foi morar com o namorado em outra casa, aparecendo algumas raras vezes e negando até dinheiro para alimentação e compras. Maya e Lochan que tem de ficar atrás dela para conseguir o dinheiro, afinal, eles ainda não podem trabalhar, nem deixar a assistência social descobrir a mãe relapça que eles têm. A família então dessas três crianças, são esses dois jovens. Que lutam sem olhar pra trás, apenas buscando o melhor para os irmãos menores, se negando várias vezes.

Obviamente os três menores dão muito trabalho, principalmente Kit, que é bem revoltado e ainda vive se envolvendo em confusões. Maya e Lochan tem um relacionamento bem amigável. Dividindo os afazeres domésticos com os cuidados e responsabilidade com as crianças, passam a desenvolver uma admiração e amor inabalável, e por fim, se apaixonam.

Eles são tão amorosos e cuidadosos com as crianças, que parecem mesmo serem seus pais. Acredito que esse amor deles surgiu justamente pela necessidade de serem amados e cuidados, pois, também são crianças, também precisam de cuidados, de pais responsáveis. Na minha percepção, eles não se apaixonaram porque são loucos, doentes, etc., mas porque confiavam apenas um no outro. Admiravam-se. Necessitavam de sua presença, pois eles eram tudo o que tinham. E seus irmãos eram a base e razão de suas vidas.

É um livro ambíguo e doloroso. Apesar de ser contra o incesto, torci muito para que tanto Maya quanto Lochan e as crianças tivessem um final feliz, para que fossem muito amados e protegidos como mereciam.

Porém, a vida e as circunstâncias foram muito injustas com eles. A mãe uma vaca total, foi quem acabou, exterminou grande parte de tudo que seus cinco filhos tinham. Ela a meu ver, foi a maior culpada de tudo que culminou no livro, pois independentemente de ser abandonada pelo marido ou não, ela também tinha suas responsabilidades como mãe, e fracassou deliberadamente, sem se importar. A maior culpada das incertezas, medos, angústicas e erros de seus filhos foi a falta dela. A falta de ensinamento, de proteção, de orientação que todo ser humano precisa desde a tenra idade e ela se negou a dar.

O final foi triste, doloroso, eu detestei, queria muito que tivesse sido diferente, embora compreenda a mensagem que a autora quis passar.

Gente, vocês PRECISAM ler!

É um livro intenso que me fez refletir muito, ainda mais para quem não tem filhos, fica aí para reflexão, até que ponto os pais podem chegar e o quanto eles machucam e marcam seus filhos. E também, que nem todo mundo está preparado, nasceu pra ser pai/mãe. Colocar um filho no mundo e deixa-lo jogado como se fosse um lixo é um abuso a vida. Reflitam...


Essa é a terceira resenha do mês de Abril para o Desafio Alfabeto Literário (Clique aqui para saber mais).
Esse mês trarei mais de uma resenha para o Desafio, não percam!
As iniciais correspondentes do mês são L e T.

Leia também as resenhas dos meses anteriores participantes do Desafio Alfabeto Literário:
* Janeiro: Redenção, Karen Kingsbury e Gary Smalley
* Fevereiro: Pollyana, Eleanor H. Porter
* Março: As Cinco Linguagens do Perdão, Gary Chapman e Jennifer M. Thomas

Beijos,
Ana M.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Thalita!!!
      É um livro muito bom mesmo! Embora nos gere muitas dúvidas e anseios, rs
      Espero que curta a leitura, depois me conta se gostou?!
      bjss

      Excluir
  2. Oi , Ana,
    Tive a sorte de ganhar esse livro em um sorteio (ultimamente só leio o que ganho) e me apaixonei pela história. No começo fiquei receosa, mas com o desenrolar do livro fui me apaixonando e chorei quando terminou. Realmente, o que o abandono parental pode fazer com nossas crianças é algo muito grave. Um livro para ler e refletir muito.
    bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii miga, também ganhei ele num sorteio (também to lendo mais os que ganho, porque tá difícil de comprar =/ ). É um livro lindo e de uma escrita poética né? Me apaixonei muito também. Torci pelos irmãos, fiquei com medo por eles, e chorei muito no final.
      Acho que todo mundo deveria ler e refletir sobre como podemos prejudicar nossas crianças e até amigos com atitudes egoístas.
      Lindo e emocionante né!!!
      bjãoooo

      Excluir
  3. Ah! sou tão louca para ler esse livro!
    Sua resenha só me fez aumentar a vontade.
    Gosto de livros com temáticas fortes e que me fazem refletir como parece ser esse. Quero muito
    Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Luana , vc precisa lê-lo!!
      É muito tocante, perturbador!! Não tem como não amar e não querer entrar no livro e tentar ajudar de alguma forma os personagens!!!
      bjss , eu que agradeço, amei participar do desafio!!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.