sábado, 29 de outubro de 2016

#Resenha: O Rapaz do Pijama às Riscas (O Menino do Pijama Listrado), John Boyne

E aí, gente, beleza??
Hoje tem resenha de um livro lindo e emocionante demais!
Confira!


Já faz alguns anos que eu tinha assistido o filme, e claro, queria ler o livro, porém nunca achava-o para comprar, até que alguns meses atrás, comprei bem baratinho meu exemplar no sebo, apesar de ser uma edição Portuguesa! O título em Portugal é O Rapaz do Pijama às Riscas, porém, não percebi muitas mudanças na ortografia, raras palavras são diferentes do nosso português brasuca. Deu pra entender tudo perfeitamente

Vamos a história kk

Bruno tem nove anos e acaba de se mudar de Berlim, para uma casa ao lado do campo de concentração de Acho-viu, como ele dizia (Auschwitz - Polônia), com a irmã Gretel, a mãe e o pai, que é comandante de Hitler.

Bruno obviamente não aceita bem a mudança, pois para um garoto de apenas 9 anos é algo totalmente trágico e inaceitável. Ele teria de deixar seus "três melhores amigos de toda a vida", sua casa de 5 andares e tudo o mais. Assim que chega na casa nova, Bruno surta, pois a casa só tem 3 andares kkkk e pra ele é muito pequena.

Pode parecer fútil e até nojento alguns dos pensamentos de rico do Bruno, porém, ele é muito sincero, querido e extremamente educado. Não vê os pobres, os judeus, como inferiores, mas sim, totalmente como iguais. Embora as vezes ele tenha ficado bem triste por não ter tanto o conforto que tinha quando ainda morava em Berlim. Percebemos que é apenas costume, e não arrogância, de fato.

Em uma de suas explorações em volta do campo de concentração, que ninguém lhe contava exatamente o que era, o que todas aquelas pessoas presas circundadas por aquela enorme cerca significavam e o que estavam fazendo, sempre com seus pijamas listrados, Bruno, curioso, está sempre a observá-los, até que um dia ele encontra um garotinho mais baixo e mais franzino que ele, vestido com o pijama listrado, abatido, esfomeado, e cheio de histórias pra contar.

Separados apenas pela cerca, Bruno e seu novo amigo, Shmuel, também de 9 anos, que nasceu no mesmo dia e ano de Bruno, passam um ano conversando, sendo os únicos companheiros um do outro. Mesmo com tanta diferença para o "mundo", eles se consideram iguais. Bruno estava sempre sozinho, abandonado pelos pais ricos e considerados "superiores", enquanto Shmuel, separado de sua mãe, sofrendo todas as barbáries dos nazistas, tinha o amor do pai e do irmão mais velho também lá presos.

Essa amizade entre Bruno e Shmuel cresce rapidamente. Com muito respeito e inocência de ambas as partes. Bruno chega a compartilhar comida com o amigo e até o convida pra visitar sua casa, além é claro de questionar Shmuel o porque deste não gostar de soldados, sendo que seu pai era um e muito bom - para ele.

Enfim, não tem como eu falar muito sem dar spoiler, mas da pra tirar MUITAS lições importantíssimas de O Rapaz do Pijama às Riscas/O Menino do Pijama Listrado.

É um livro incrível, sensacional. Recheado de inocência, amor fraternal destes meninos, emoção, e não posso deixar de falar: muita dor, muito ódio, muito abandono, muita falta de humanidade.

O final foi perfeito. Pode ser doloroso para alguns, e até o é. Mas creio que foi o melhor, a forma mais conscientizadora que o autor John Boyne encontrou de nos fazer parar e refletir sobre a vida, e as consequências trágicas do egoísmo comumente humano.

Com certeza um dos meus livros preferidos da vida <3 <3 <3 <3 <3

Leitura importantíssima e imprescindível!!!

Capa da edição brasileira
Quem já leu ou quer ler?? Não deixe de comentar!!

Beijo grande,
Ana M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.