sábado, 23 de setembro de 2017

#Resenha: A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga

E aí, gente, belezoca?
Hoje tem mais uma resenha pra vocês!
De um livro nacional divertidíssimo!
Confira!

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, é um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Considerado infantojuvenil, mas que atrai leitores de todas as idades. E, após eu fazer minha leitura, pude constatar que realmente é um livro com muitas reflexões fortes e profundas, que talvez uma criança não compreenda totalmente.

A narradora é a Raquel, uma menina muito engraçada e irônica, a dona da bolsa amarela. Raquel esconde na  sua bolsa amarela três grandes vontades reprimidas: a vontade de crescer, de ser um garoto e de se tornar uma escritora.

Ao decorrer da leitura vamos compreendendo porque Raquel esconde e reprime o máximo que pode as suas vontades. Vinda de uma família meio doidona que não a compreende, a menina passa a não confiar em si mesma, e assim, reprimindo suas vontades e sonhos. Além de não ter com quem desabafar.

Raquel "inventa" amigos e passa a interagir com eles em toda a trama, o que me tirou várias gargalhadas. Pois todo o cenário de amigos inventados pela Raquel nos faz refletir sobre sonhos e escolhas da vida, e são tão inusitados e diferentes, com uma narradora espertinha e doidinha como ela, que não tem como não rir e torcer para que a Raquel aceite-se como é e faça de si mesma suas vontades.

O final foi uma lindeza. A bolsa amarela perdeu muitos "inquilinos", mas foi para o melhor de Raquel que finalmente aprender a voar.

É um livro curtinho que da pra ser lido num dia. Bem leve e divertido, e com ensinamentos bacanas.




Essa é a quarta resenha de Setembro do Desafio Literário Livreando 2017.
Da opção: um clássico.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.